Buscar
  • Nutrição e Saúde

Câncer de Mama



De acordo com as pesquisas realizadas pelo INCA, durante o triênio de 2020-2022, estimam-se 66.280 casos novos de câncer de mama, para cada ano, correspondendo a um risco de aproximadamente 61 casos novos a cada 100 mil mulheres. Sendo um dos tipos de câncer mais frequente em todas as regiões brasileiras, entre as quais o Sudeste apresenta o maior risco estimado (81,06 por 100 mil)¹.


Existem vários fatores que aumentam o risco do desenvolvimento do câncer de mama, dentre eles estão a idade superior a 50 anos, fatores genéticos e hereditários, fatores da história reprodutiva e hormonal e os fatores ambientais e comportamentais².


Destacaremos aqui que alguns dos fatores comportamentais são modificáveis, tais como a obesidade e sobrepeso após a menopausa, o sedentarismo e a inatividade física e o consumo de bebida alcoólica. Estimativas apontam que com uma alimentação saudável, nutrição adequada e atividade física regular é possível reduzir em até 28% o risco de desenvolvimento de câncer de mama³.

Portanto, pratique hábitos saudáveis, fuja do sedentarismo, faça o autoexame e mantenha acompanhamento regular!



Jéssica Almeida S. da Costa

Nutricionista - CRN9 17379

Consultório Nutrição e Saúde



Referências:


1- Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Estimativa 2020: incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA, 2019.

2- Instituto Nacional de Câncer (Inca)/Brasil [Homepage na internet]. Câncer de mama [acesso em: 07 out 2020]. Disponível em: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-mama

3- Ministério da Saúde/Brasil [Homepage na internet]. Câncer de mama: sintomas, tratamentos, causas e prevenção [acesso em: 07 out 2020]. Disponível em: http://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/cancer-de-mama




14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo