Buscar
  • Nutrição e Saúde

Dia Mundial do Câncer

Câncer é a nomenclatura dada a um conjunto de mais de 100 enfermidades que possuem em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Atualmente, 7,6 milhões de pessoas no mundo morrem devido ao câncer, dessas, 4 milhões possuem de 30 a 69 anos de idade.


A origem da doença é multifatorial, podendo ser devido a causas externas (presentes no meio ambiente) e internas (como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Cerca de 80% a 90% dos casos estão associados a causas externas, em especial os hábitos e estilo de vida.


Manter um peso e uma alimentação saudável ao longo da vida é uma das formas mais importantes de se proteger contra o câncer.


Uma alimentação rica em alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer e bebidas adoçadas, podem prevenir o câncer.


Outras medidas importantes são: evitar ingerir bebidas alcoólicas; praticar

atividade física regularmente; não fumar; evitar a exposição solar entre 10h-16h, utilizar protetor solar; se vacinar contra HPV e Hepatite B; fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos (mulheres entre 25 e 64 anos); amamentar até os dois anos ou mais, de maneira exclusiva até os seis meses de vida da criança; e evitar a exposição a agentes cancerígenos no trabalho.



Jéssica Almeida S. da Costa

Nutricionista - CRN9 17379

Consultório Nutrição e Saúde



Fonte:

Instituto Nacional de Câncer (Inca)/Brasil [Homepage na internet]. Causas e Prevenção [acesso em: 03 fev 2020]. Disponível em: https://www.inca.gov.br/



20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo