Nutricao-Saude_icon_Reducao-Estomago.png

CIRURGIA BARIÁTRICA, BALÃO INTRAGÁSTRICO E ARGÔNIO

CIRURGIA BARIÁTRICA​

No Brasil se realizam várias técnicas cirúrgicas para ajudar na perda de peso. Contudo, as cirurgias mais indicadas são Bypass Gástrico e Sleeve.

O acompanhamento do paciente pode acontecer antes da decisão cirúrgica, como também após a operação.

Sugerimos que o acompanhamento do paciente para cirurgia bariátrica, independente da técnica, aconteça antes do ato cirúrgico, para preparar corretamente o mesmo na nova etapa de vida.

 

É importante entender que nas cirurgias bariátricas, a técnica que for escolhida gera déficits nutricionais importantes e específicas, podendo necessitar de suplementação adequada e orientação nutricional rigorosa.

 

No consultório, o paciente recebe orientações pré-cirúrgicas em pontos importantes na rotina alimentar. Se necessário, estabelece-se uma perda de peso até a data da cirurgia, pois sabe-se que esta perda resulta em um intra e pós operatório com menos complicações.

 

No acompanhamento pós-operatório, a evolução da dieta é gradativa, de acordo com o protocolo. São avaliados a cada evolução, para verificar a adesão ao tratamento e ajustes se necessário. A cada consulta é realizada avaliação antropométrica para verificação da perda de peso. No pós-operatório se decide a meta da % da perda do excesso de peso.

 

Todo o acompanhamento pré e pós-operatório são protocolados e seguem as propostas sugeridas pelos últimos consensos nacionais e internacionais.

BALÃO INTRAGÁSTRICO

O balão intragástrico é uma alternativa para auxiliar na perda de peso. O paciente pode optar por ficar com o balão por 6 meses ou 12 meses. A colocação e a retirada do balão é realizada por médicos endoscopistas e o paciente é encaminhado para acompanhamento nutricional em nosso serviço.

O papel da nutrição é muito importante pois ajuda no processo de adaptação alimentar, na perda de peso e na mudança dos hábitos diários.

As orientações alimentares são feitas antes da colocação do balão e seguem periodicamente durante sua permanência e mesmo após sua retirada. O paciente é acompanhado semanalmente no início do tratamento, pois o balão pode provocar déficit nutricional de macro e micronutrientes.

 

 

ARGÔNIO

Procedimento realizado por via endoscópica e auxilia o paciente que reganha peso após a cirurgia bariátrica.

A mudança alimentar é muito importante para que o resultado seja alcançado, e desta forma, a avaliação nutricional pré-procedimento, as orientações dietéticas e a determinação da necessidade de mudanças comportamentais são fundamentais ao paciente que será submetido a este tratamento.

Agende sua consulta agora