Nutricao-Saude_icon_Obesidade.png

ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL NA OBESIDADE

A proposta do tratamento da obesidade é individualizada, pois busca principalmente a mudança de comportamento alimentar.

 

A obesidade é uma doença multifatorial e que necessita de uma triagem cuidadosa. Existem vários tratamentos para a obesidade, contudo acreditamos que o tratamento não é apenas a dieta, inclui um complemento educacional e terapêutico da nutrição.

 

Lidar com a alimentação é muito difícil, pois cada um tem sua história de vida. Essa cultura alimentar é construída com os pais ou avós nos exemplos alimentares, com o meio social de sua convivência. Por isso, as preferências e aversões são particulares, e devem ser respeitadas. Comemos por estarmos tristes, felizes, sem fazer nada, com amigos, em festas. De várias formas!

 

O tratamento não é centrado apenas na perda de peso, mas na mudança de comportamento. Acreditamos que a psicoeducação nutricional se faz necessária, pois uma vez que você sabe sobre sua condição clínica ou diagnóstica, isto facilita no processo de mudança.  São traçadas metas progressivas e flexíveis para que esta mudança se concretize.

 

O paciente passa por investigação (anamnese), avaliação antropométrica e exames laboratoriais (se necessário). A construção da proposta e o processo de orientação nutricional é feito de forma individualizada e presencial. São abordados alguns pontos importantes, como as porções alimentares e o entendimento dos grupos alimentares e sua função no corpo. Nos preocupamos com a prevenção de recaídas, quando de alguma forma o paciente perde o foco do tratamento, o que é bem comum de acontecer.

Agende sua consulta agora