NUTRIÇÃO CLÍNICA

A nutrição clínica atua na prevenção e tratamento de doenças. A intervenção nutricional pode ser feita no consultório ou na residência, após a alta hospitalar.  Manter uma boa alimentação é importante para se ter um corpo saudável e resistente a doenças. As escolhas alimentares, tanto no que se refere a qualidade quanto a quantidade, são importantes para prover saúde.  A alimentação balanceada com todos os nutrientes (minerais, vitaminas, carboidratos, proteínas e gorduras) necessários para cada faixa de idade, proporciona uma série de benefícios, pois previne e melhora várias doenças que ficam descompensadas com a má alimentação como diabetes, hipertensão arterial, esteatose hepática (gordura no fígado), síndrome metabólica, obesidade, refluxo esofágico, doença de Crohn, retocolite ulcerativa, etc.

O acompanhamento é individualizado e o tempo de tratamento é estabelecido de acordo com a doença e sua complexidade.

 

Todo paciente passa por uma anamnese (investigação) que busca levantar hábitos de vida em geral (uso de medicação, rotina de atividade física, exames laboratoriais etc), perfil e preferências alimentares, e também avaliação antropométrica. Somente após a investigação pode-se desenvolver uma estratégia nutricional compatível com o paciente.

 

O foco é promover:

- a psicoeducação para que o paciente entenda como a alimentação pode beneficiar na melhora clínica.

 

- ajustes na alimentação para adaptação e aprimoramento do quadro clínico

 

- autonomia para lidar com a escolha alimentar, consciente de suas restrições, em função da doença de base.

 

As condutas nutricionais são construídas, alicerçadas em subsídios científicos buscando a integralidade do paciente ao tratamento.

 

Nutrição domiciliar: esta é uma opção que o consultório realiza para os pacientes que estão de alta hospitalar e necessitam de uma avaliação e montagem da proposta nutricional por via oral e/ou enteral para ser aplicada em sua casa. Os pacientes são avaliados nutricionalmente na própria residência. A prescrição dietética é elaborada de acordo com a necessidade nutricional e a doença. Quando necessário, utiliza-se suplementação nutricional para auxiliar na recuperação do paciente.

Agende sua consulta agora
 

© 2019. Orgulhosamente criado por 300inteligencia.com.br

Seguir

  • Wix Facebook page
  • Instagram ícone social

NUTRIÇÃO E SAÚDE - Consultoria Nutricional

Centro Médico Monte Sinai

Av. Presidente Itamar Franco, 4001 sala 520 E

Torre Leste • Cascatinha • Juiz de Fora • MG

(32) 3232-1130 • (32) 99946-2573