top of page
Buscar
  • Nutrição e Saude

Acompanhamento Nutricional ao Paciente Bariátrico


A cirurgia bariátrica e metabólica é considerada um método de tratamento para os pacientes que apresentam obesidade grave e/ou síndrome metabólica, devido a remissão de doenças associadas (hipertensão, diabetes, entre outras), ao elevado potencial de perda de peso, melhoria da qualidade de vida e diminuição do risco de mortalidade1.


O acompanhamento nutricional desde o período pré-operatório é fundamental, por proporcionar a correção de possíveis carências nutricionais, comportamentos alimentares inadequados, planejamento de uma perda de peso de maneira inicial e promoção de novos hábitos alimentares saudáveis, de maneira a contemplar as necessidades do paciente, sejam elas nutricionais ou fisiológicas e as de preferências alimentares, rotina de trabalho e até mesmo condições econômicas2.


Um dos métodos utilizados para o incentivo de novos hábitos alimentares ou correção de hábitos alimentares inadequados é a Educação Alimentar e Nutricional (EAN), na qual são utilizadas abordagens e recursos educacionais que permitem o desenvolvimento de saberes, visão crítica e autônoma relacionada as escolhas alimentares3,4.


Além disso, por meio de avaliações contínuas é realizado a programação e monitorização da perda do excesso de peso, avaliação da composição corporal, análise de sinais clínicos e bioquímicos associados a carências nutricionais mais prevalentes, objetivando a perda de peso de maneira saudável e duradoura5.


É importante destacar que o profissional nutricionista é um dos membros da equipe multidisciplinar que acompanha e auxilia o paciente bariátrico ao longo dessa jornada. A ciência de que a obesidade é resultado da soma de diversos fatores, dentre eles, comportamentais, psicossociais, ambientais, genéticos e alimentares, concretiza a necessidade de tratamento em diversas perspectivas e áreas de atuação.


Jéssica Almeida S. da Costa


Nutricionista - CRN9 17379


Consultório Nutrição e Saúde



Referências


1- Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Disponível em: < https://www.sbcbm.org.br/quem-pode-fazer/>. Acesso em: 03 ago. 2021.


2- ARAÚJO, A.M; SILVA, T.H.M; FORTES R.C. A importância do acompanhamento nutricional de pacientes candidatos à cirurgia bariátrica. Comunicação em Ciências e Saúde, Distrito Federal. v.21, n.2, p.139-150, 2010.


3- MATA, S.P; DIAS, D.A.M. educação alimentar e nutricional em indivíduos submetidos a cirurgia bariátrica. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, São Paulo. v.13. n.77. p.28-39, 2019.


4- Brasil. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Marco de referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas. – Brasília, DF: MDS; Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, 2012. 68p.


5- SOARES, C.C; FALCÃO, M.C. Abordagem nutricional nos diferentes tipos de cirurgia bariátrica. Revista Brasileira de Nutrição Clínica, São Paulo. v.22, n.1, p.59-64, 2007.

80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page