top of page
Buscar
  • Nutrição e Saúde

Amamentação



Alimento perfeito é o leite materno. Produzido de forma incrível no período da gestação, esse líquido tem variações na coloração para dar suporte adequado aos bebês desde o nascimento até os 6 meses de idade. Sua composição possui nutrientes essenciais, hidratação adequada e poderosos compostos imunológicos que garantem níveis de crescimento e desenvolvimento adequados até esta fase. E logo, novos alimentos vão sendo inseridos neste contexto, sendo o leite um coadjuvante até os dois anos ou mais.


Mudança inédita da vida do bebê ocorre – do útero para o mundo, onde encontra aconchego e sustentação nos braços carinhosos de sua mãe, onde experimenta respirar e sentir o amor, e numa busca inata encontra não só fonte de alimento, mas também de afeto. A comunicação é iniciada entre a mãe e o filho. Cada instante com o bebê desde o nascimento proporciona vínculo, que com regularidade se definem de forma única e especial.


A mulher, nessa nova fase, experimenta uma sensação indescritível no ser mãe, em cada olhar, no gesto que traduz, no balbuciar das palavras... Mas também se cansa. Foram momentos marcantes na gestação, em que vislumbrou cada etapa do crescimento do bebê e ao mesmo tempo enfrentou as dificuldades de carregar esse novo ser. E agora, se alimentar e nutrir o bebê podem ser exaustivos se não tiver uma rede de amparo segura e amorosa que a valorize não apenas como mãe, mas como mulher, filha, profissional, em seu momento integral.


Nesse período decisivo requer paciência, disposição, empatia, organização, cuidado, cooperação e muito amor no coração traduzido por ação para que este seja um momento prazeroso para toda a família.



Iruana Merhey Machado

Nutricionista - CRN9 7601

Consultório Nutrição e Saúde



Referências bibliográficas:


Rosario, Selma Eschenazi do; Pitombo, Luciana Bettini; Nogueira, Jane Gonçalves Pessanha. Amamentação: primeira experiência de comunicação / Breastfeeding: first experience of communication. Divulg. saúde debate ; (54): 26-34, mar. 2016.


VIANA, Radmila Alves Alencar; FERREIRA, Elany Gomes; BARBOZA, Michelli Caroline de Camargo e SAMPAIO, Luciana Mota de Andrade. Aleitamento materno: desmistificando esse ato de amor como uma abordagem na promoção da saúde. Rev. ABENO [online]. 2014, vol.14, n.1, pp. 38-46. ISSN 1679-5954.


DIEHL,Julia Polgati; ANTON, Márcia Camaratta. Fatores emocionais associados ao aleitamento materno exclusivo e sua interrupção precoce: um estudo qualitativo. Aletheia nº 34 Canoas abr. 2011.

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page