Buscar
  • Nutrição e Saúde

Mindful Eating

Hoje em dia estamos sempre ouvindo falar sobre mindful eating. E o que vem a ser isso?


De acordo com Evelyn Tribole e Elyse Resch (2012), significa atenção plena na alimentação. É permitir que você se conscientize das oportunidades positivas e estimulantes disponíveis por meio da preparação e consumo de alimentos, respeitando sua própria sabedoria interior. O comer intuitivo integra globalmente a mente, o corpo e a comida.


Quando a gente lê sobre a ideia das autoras, inicialmente parece difícil executar essa nova forma de comer. Contudo, respire fundo, desacelere o ritmo e passe a dar mais valor àquela refeição que está fazendo. Acalme-se, procure sentir o toque da comida na boca, ouvir o barulho do alimento ou simplesmente sentir o cheiro daquilo que você está comendo. Ponha em prática suas habilidades olfatórias e gustativas, coloque seus sentidos naturais para trabalhar.




Aprenda a escolher alimentos que sejam agradáveis e nutritivos para seu corpo e mente, explorando tudo, reconhecendo as respostas que a comida lhe proporciona (gosto, cheiro, textura) sem julgamento.




Preste atenção em sua fome, pois ela é capaz de orientar sua decisão de começar e parar de comer. É lógico que isso dá medo, principalmente para aquelas pessoas que vivem fazendo dieta, mas o medo é o reconhecimento do valor daquilo que você está buscando! Preste atenção se você tem medo da fome?! E tente entender o porquê!


Se você tem vontade de comer um doce, pare e preste atenção no que está comendo... olhe como ele derrete na boca, se está muito doce, se é mole ou duro, se gera prazer.


Aproveite para desbravar fronteiras... arrisque-se a cozinhar ou comer sem estar na frente da televisão ou muito menos no celular. Respire se achar que está muito ansiosa (o) ao comer, sente calmamente à mesa para fazer uma boa refeição, mesmo se estiver sozinha, você merece! Coma ouvindo uma música relaxante... são muitas maneiras para tornar o ato de comer diferente, divertido, prazeroso. Dê o primeiro passo...



Fernanda Pardo de Toledo Piza Soares

Nutricionista - CRN9 1845

Consultório Nutrição e Saúde


Referência bibliográfica:


Tribole, E; Desci E. Discover the satisfaction factor. In: The intuitive eating. Ed. New Habinger Publications, Inc.: Oakland, 2017. p. 131-151.

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo